As aventuras

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bacalhau Espiritual

Ontem á noite apetecia-me um prato de bacalhau no forno, mas queria uma coisa diferente, que nunca tivesse feito.
Após alguma pesquisa na blogsfera, deparei-me com esta receita da Joana Roque, que é maravilhosa!
A receita do molho bechamel (que não tinha em casa) também vi aqui.




Então aqui vai a receita:

Ingredientes para 4 pessoas:

500gr de bacalhau demolhado
3 papos-secos (ou carcaças)
200ml de leite
2 cenouras grandes
1 cebola
2 dentes de alho azeite q.b.
500ml de molho bechamel caseiro ou de compra
3 ovos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique a cebola, as cenouras e os dentes de alho no robot de cozinha e leve-as depois ao lume com um pouco de azeite. Deixe refogar um pouco.
Leve também o bacalhau à maquina de picar e junte-o ao refogado. Deixe cozinhar.
Entretanto demolhe o pão partido em pedaços no leite quente e passe tudo na varinha mágica até obter uma pasta.
Junte o pão à mistura de bacalhau e envolva bem.
A metade do molho bechamel junte as 3 gemas de ovo e envolva tudo no preparado anterior.
Rectifique agora de sal e pimenta e corrija se necessário. Coloque a mistura no prato de ir ao forno.
Bata as 3 claras em castelo e junte-lhes o restante bechamel. Cubra o preparado de bacalhau com este bechamel e leve a forno quente até ficar dourado.

Servi com grelos salteados com cogumelos.

Fica maravilhoso!
Bom apetite!

PS - as fotos não ficaram lá muito famosas, acho que não são representativas da maravilha de sabor que é esta receita!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Medalhões de Pescada em Molho de Azeitonas e Tomate

Esta receita foi inspirada no jornal "Dica" do Lidl desta semana. Contudo fiz algumas alterações.
Aqui vai:



Ingredientes (para 2 a 3 pessoas):
- 3 medalhões de pescada
- 2 dentes de alho laminados
- 1 cebola cortada em meias-luas
- 1/2 lata de tomate triturado
- 2 batatas grandes
- 50g de azeitonas descaroçadas cortadas em pedaços
- sal, pimenta e sumo de limão qb
- azeite q.b.

Modo de Preparação:
1. Descasque as batatas, parta-as ao meio e leve a cozer em água temperada de sal durante cerca de 20 min.
2. Unte um tabuleiro refractário com um fio de azeite e metade da cebola.
3. Tempere os medalhões de pescada com sal, pimenta e sumo de limão, colocando-os de seguida no tabuleiro.
4. Numa frigideira leve ao lume azeite, a restante cebola e os alhos e deixe alourar. De seguida junte as azeitonas e o tomate e deixe apurar durante cerca de 5 min e disponha por cima do peixe
5. Escorra as batatas e passe-as grosseiramente pelo passe-vite (como não tenho este utensílio usei o meu robot de cozinha com a lamina de amassar)e forme montinhos sobre o peixe e o molho de tomate.
6. Leve ao forno a 200ºC durante cerca de 20 min.

Bolachas de Manteiga

Estas bolachinhas são simplesmente deliciosas! De comer e chorar por mais!

A receita é da Neuza Costa do Sabor Intenso!



Ingredientes:
- 125g de manteiga
- 125 g de açúcar
- raspa de 1 limão
- 2 gemas
- 325g de farinha

Modo de Preparação:

1. Numa tigela, amasse a manteiga com o açúcar.
Depois da manteiga e do açúcar misturados, junte a raspa de limão e as gemas.
Amasse muito bem.
Por fim, junte a farinha e amasse tudo.

2. Coloque a massa na bancada e faça uma bola.
Depois da massa ligada, estenda-a com o rolo da massa com cerca de 4mm de espessura.
Corte as bolachas com um cortador de bolachas ou com um copo.

3. Coloque as bolachas em tabuleiros untados com manteiga e polvilhados com farinha.
Polvilhe as bolachas com açúcar.

4. Leve ao forno pré-aquecido nos 220º durante 10 minutos.
Depois das bolachas loirinhas, retire e deixe arrefecer.
Depois de frias estão prontas a servir.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Pescada Exótica

Normalmente ao domingo á noite não costumo cozinhar, come-se sempre "qualquer coisa". Como fomos almoçar aos meus sogros, não tinha nada de sobras, mas apetecia-me cozinhar. E então saiu isto! Estava delicioso!




Ingredientes (para 2 pessoas):
- 2 medalhões de pescada
- camarões descascados congelados (cerca de 100g)
- 1 lata de leite de coco
- 1 c. sopa de sumo de limão
- 1 c. sopa de gengibre ralado (usei fresco, mas podem usar moído)
- sal q.b.
- 1 malagueta seca
- caril em pó (cerca de 2 c. sopa) 

Modo de Preparação:

1. Leva ao lume o leite de coco, o sal, a malagueta, o sumo de limão e o gengibre.
2. Quando começar a ferver junte os medalhões de pescada, os camarões e o pó de caril.
3. Deixe cozinhar em lume médio durante cerca de 15 min.
4. Sirva acompanhado de arroz jasmin.

Espero que gostem!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pernas de Pota e seu Risotto

O jantar de hoje foi inspirado numa receita que vi na Continente Magazine deste mês.



Ingredientes (para 2 pessoas):
- 800 g de tentáculos de pota
- 150g de arroz para risotto
- 50 ml de vinho branco
- 1 cebola
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho
- azeite q.b.
- sal q.b.
- pão ralado q.b.
- 10 g de manteiga


Modo de Preparação:
- Cozer a pota em agua temperada de sal. Reservar a água da cozedura.
- Retirar as pernas á pota e reservar. Cortar o resto da pota em pedaços pequenos.
- Num tacho com um pouco de azeite refogar a cebolas e os alhos bem picadinhos e o louro.
- Juntar o arroz e deixar refogar durante cerca de 2 min em lume médio.
- Adicionar o vinho branco e os pedaços de pota.
- Juntar, pouca a pouco e sempre que necessário a água da cozedura da pota (deve estar quente) e só até cobrir.
- Logo que o arroz estiver cozido, retirar do lume.
- Juntar a manteiga, rectificar de sal e envolver muito bem. Reservar.
- Passar as pernas de pota pelo pão ralado e levar a alourar num frigideira com um pouco de azeite.
- Colocar as pernas de pota sobre o risotto e servir bem quentinho.

Espero que gostem!!!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Tortellini com Bacon e Cogumelos

A cozinha italiana é, sem sombra de dúvida, a minha preferida! 
Hoje resolvi fazer uma pasta para o jantar, de forma a aproveitar uns cogumelos e bacon que estavam no frigorifico á espera de serem usados!


Ingredientes:
(as quantidades dependem do nº de doses e do gosto pessoal)
- Pasta Tortellini de Espnafres e Ricotta (comprei no Continente, mas fica ao vosso gosto);
- Cebola e alho picados;
- Bacon em cubinhos;
- Cogumelos fescos laminados;
- Polpa de tomate q.b.
- Oregãos secos q.b.
- 200 mL de Natas (gosto mais de usar light, não se perde sabor e poupa-se nas calorias)

Modo de Preparação:
 1. Cozer a pasta de acordo com as instruções da embalagem com um fio de azeite e um pouco de sal.
2. Escorrer a pasta e reservar.
3. Refogar a cebola e alhos picados num fio de azeite. Juntar o bacon e os cogumelos e deixar alourar. Juntar os orégãos a gosto.
4. Juntar um pouco de polpa de tomate (para dar um pouco de cor) e as natas e deixar ferver. 
5. Juntar a pasta, misturar bem e está pronto a servir!

Quem gostar pode adicionar queijo ralado! Cá para mim, assim já está muito bom!



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A minha primeira experiência com a MFP

Aqui está a minha primeira experiência com a máquina de fazer pão. Utilizei a farinha para pão branco da "Branca de Neve" e foi só seguir as indicações da embalagem.
Foram logo 2 fatias quentinhas com manteiga... Lá se vai a dieta! lol